PROTEÇÃO BALÍSTICA

Impressionante como nos dias atuais esse tema está mais atualizado do que nunca. Atualmente com a crescente onda de violência , as condições primárias de proteção continuam sendo as proteções por barreiras. As mais aplicadas são os painéis balísticos . Atendendo as diversas solicitações e perguntas sobre como são produzidos e fabricados os materiais visitamos a fábrica de Painéis Balísticas da empresa BCA Verseidag LTDA, em São José dos Campos, e acompanhamos o processo de produção.
Focamos a fabricação de Painéis para a linha automotiva , lembrando que a mesma consiste em três aplicações:
Região opaca – proteção construída com chapas de aço, mantas de aramida e em algumas ocasiões placas de cerâmicas:
Região transparente – vidros de alta resistência balística; (iremos falar na próxima edição sobre a fabricação de vidros blindados).
Rodagem – Pneus – reforçados internamente com cintas de aço.
Fases do processo de construção de um Painel Balístico em aramida
1º Etapa
Processo de construção dos fios, a partir de fibras de aramida.
2º Etapa
Fabricação de tecido constituído através do processo de entrelaçamento dos fios (em teares especiais).
3º Etapa
Processo de revestimento dos tecidos (Coating), com borracha cloroprênica em ambas as faces de modo a garantir a impermeabilização, proteção contra raios UV, umidade, fungos e também mantendo as propriedades de resiliência da aramida.
4º Etapa
Montagem dos painéis – após a análise técnica, os tecidos são cortados em camadas e montados para a composição final do painel de acordo com o nível de proteção balística solicitada pelo cliente e aprovada pelo Exército Brasileiro.
5º Etapa
Fusão das camadas de tecido, elaborado em equipamento especifico com tecnologia e controles precisos das temperaturas, tempo,e pressão.
6º Etapa
Controle de Qualidade – inspeção do painel com teste laboratorial (tração,balístico, delaminação, envelhecimento), homogeneidade, acabamento e rastreabilidade.
Aplicações dos Painéis Balísticos em blindagem :
Automotiva
Arquitetônica
Aeronáutica
Naval
Durante nossa permanência na empresa BCA Verseidag Ltda, foi possível observar a fabricação de outros materiais, para níveis especiais com o uso de Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE).
Documentação
Todo Painel Balístico deve ter obrigatoriamente o certificado emitido pelo Ministério da Defesa do Exército Brasileiro “RETEX”.,

Fonte: Portal da blindagem

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*