México: Narcotráfico faz procura por blindagem automotiva crescer 20%

Carsale – A violência provocada pela guerra entre traficantes de drogas e autoridades mexicanas fez a procura por blindagem automotiva crescer cerca de 20% no México em 2010. De acordo com a Associação Mexicana da Veículos Blindados, aproximadamente 1.900 automóveis receberam, no ano passado, equipamentos para reforçar a proteção dos ocupantes. E segundo funcionários de empresas do setor de blindagem veicular e profissionais ligados a esse tipo de atividade e que atuam na Cidade do México, há cerca de dois anos a maioria dos clientes das blindadoras eram executivos, homens de negócios ricos ou famílias poderosas do país. Agora, consumidores de classe média dizem sentir os mesmos riscos com relação à segurança.

Desde 2006, as autoridades mexicanas vem enfrentando dificuldades no confronto com cartéis do narcotráfico, principalmente nas cidades de Monterrey e Ciudad Juarez, ambas no norte do país, próximas da fronteira com os Estados Unidos. A polícia local afirma que a grande maioria dos casos de violência relacionados ao tráfico de drogas não é dirigida ao cidadão comum, mas aumento dos casos de sequestro e extorsão vem alarmando a classe média daquele país. “É um fenômeno crescente”, garante o especialista em gangues de traficantes latino-americanas, Adalberto Santana, em entrevista concedida à agência de notícias Reuters.

“Quando o Estado não cumpre seu papel, as pessoas comuns tem de encontrar suas próprias alternativas”, explicou Santana. Ainda de acordo com o governo mexicano, os ataques de traficantes a funcionários públicos, prefeitos e candidatos a cargos públicos cresceram em 2010 e isso vem estimulando as vendas de veículos com blindagem para municípios e compradores que não tem o perfil típico de um consumidor desse tipo de carro. Apesar de alguns modelos blindados mais sofisticados custarem mais de US$ 120 mil, há opções mais acessíveis. A guerra do tráfico no México já fez cerca de 33 mil vítimas fatais nos últimos quatro anos.

Fonte: Carsale

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , | Faça seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*