Cuidado com quem entra e sai do seu condomínio

Porém, o mesmo não pode ser falado dos prestadores de serviço. Atualmente, permitir que um desconhecido cruze os portões do conjunto pode ser um mau negócio, visto que ele terá acesso livre às unidades e poderá repassar informações a bandidos – ou ele mesmo realizar algum delito.

O problema é que se trata de uma missão praticamente impossível, pois é muito comum (e conveniente) pedirmos alimentos por delivery, recebermos encomendas ou esperar o táxi ou a van escolar na porta de casa. Por isso o controle deve ser feito por meio de cadastros.

Todo e qualquer prestador de serviço que entrar no condomínio deve ter cadastro prévio. Os Correios, por exemplo, mantêm informados os moradores de cada região sobre os carteiros que prestam serviços por lá. Se há uma troca, a empresa avisa com antecedência. O mesmo deve ser feito para pedreiros, empregadas domésticas, vans escolares, ônibus etc. É obrigação da portaria verificar se a pessoa cadastrada é a mesma que vai adentrar ao condomínio. Caso contrário, deve barrar a entrada.

No caso de entregas, a segurança deve vir antes da conveniência. O ideal seria que os moradores buscassem os pedidos na portaria, mesmo em caso de condomínios grandes, em que o trajeto só pode ser feito por carro. Para cartas ou outras correspondências, cada unidade deve ter um local próprio, dentro da portaria, para armazená-las. Assim que o morador chega do trabalho, recebe os envelopes.

Outro caso que merece atenção especial é a coleta de lixo. Segundo especialistas em segurança, o condomínio deve recolher os sacos plásticos de cada unidade, juntá-las em um local para que o caminhão da prefeitura retire-os. Em grandes condomínios, fazer tal coleta teria custo, por isso muitos optam por não fazê-lo. Ainda assim, ter o cadastro do motorista do caminhão, dos coletores e as escalas de trabalho dos mesmos é fundamental para a segurança.

Com a contribuição dos moradores e investimento, a segurança fica em primeiro plano, e os riscos de acontecer algo caem. Nosso patrimônio agradece.

Fonte: Direcional Condomínios

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*