Vidro blindado

A ciência existe para explicar fenômenos e promover o bem estar do homem, o que vamos mostrar aqui é um exemplo de como a tecnologia científica pode ser usada para salvar vidas.

A cada ano há aumento no índice de violência, a quantidade de assaltos e ataques a vítimas despreparadas causam mortes assustadoras. É o que vemos todos os dias nos telejornais, mas felizmente alguns assaltos são mal sucedidos, pois o homem diante de tanta violência se viu obrigado a buscar meios que lhe ofereça segurança.

O vidro blindado surgiu da preocupação em se proteger vidas contra o ataque de bandidos. Com um custo alto, se tornou acessível apenas para quem pode bancá-lo, entre esses estão artistas famosos, autoridades públicas (presidentes, prefeitos) e religiosas (papas).

O vidro blindado ficou conhecido como vidro balístico pela capacidade de reter projéteis como balas de revólver. Pode ser usado em portas, mas seu uso se difundiu como acessório de carros.

Repare na espessura do vidro, a foto mostra a existência de quatro camadas de um vidro bem grosso. Mas será que apenas o vidro resiste a eventuais pancadas? O segredo do vidro blindado está em uma película plástica altamente resistente colocada entre as camadas de vidro. Funciona como um sanduíche onde se intercala camadas de vidro e plástico.

O vidro balístico é resistente a balas de revólver, barras de aço, fogo, etc. Quando sofre impacto ele se danifica, mas nada que coloque as vidas sob sua proteção em perigo. A película evita que o vidro se transforme em cacos, dessa forma a tecnologia atua como uma importante arma contra o crime.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Fonte: Brasil Escola

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*