O que é e qual a função da blindagem automotiva?

O que é blindagem automotiva?

A blindagem de um veículo presta-se a oferecer proteção aos seus usuários contra agressões externas oriundas, principalmente, de armas de fogo.

Como deve ser feita uma blindagem?

Em se tratando de proteção de vidas humanas, o assunto é mais sério do que se imagina. Uma blindagem 100% eficiente deve oferecer proteção total ao habitáculo do veículo. Portanto, nunca se deve pensar numa blindagem parcial (somente de uma porta por exemplo) ou somente dos vidros, pois ninguém tem vida parcial…

Quais são os materiais utilizados?

Parte Opaca: AutoBlindagem, baseada em conceitos internacionais de proteção e qualidade, utiliza somente materiais nobres como aço balístico inoxidável e mantas de Twaron prensadas em várIas camadas, de acordo com o local onde serão aplicadas.

Parte Transparente: os vidros são provenientes de fornecedores aprovados (nacionais ou importados) cujo padrão de qualidade e distorção ótica obedeçam a rigorosos critérios adotados pela Truffi Blindados, bem como a normas internacionais. Todo os vidros utilizados são compostos com policarbonato (com camada interna anti-estilhaço)

Qual o nível de blindagem mais utilizado?

A truffi Blindados, oferece nível de proteção de acordo com a classificação balística sobre testes com armas de fogo curtas (revólveres pistolas e submetralhadoras) e longas (rifles e fuzis). No Brasil, o mercado de blindagem automobilística está concentrado no nível de proteção que chamamos de Anti-Assalto. Dentro desse conceito, a Truffi Blindados oferece basicamente dois tipos de blindagem: nível IIIA ou NIJ III.

Quais são as diferenças entre os níveis IIIA e III ?

Nível IIIA: obedece às norma americanas(NIJ).Oferece proteção aos calibres de armas de fogo: .22, .22LR, .32, .38, .38+P, 9mm, .357 magnum,44 magnum.

Materiais utilizadas: aço inox espessura 3,5 mm., mantas de twaron e vidros balísticos espessura 17mm e 21mm

Este nível de blindagem presta-se a veículos de porte e motorização menores, como o VW Golf, Audi A3, Renault Scenic, GM Vectra, BMW 323 entre outros.

Nível III: Obedece às normas americanas (NIJ). Oferece proteção aos calibres de armas de fogo 5,56x 45 / 7,62 x 39mm / 7,62 x 51mm / .30

Materiais utilizados: aço balístico – Secure 500,mantas de twaron e vidros balísticos espessura 39 e 45 mm.

Obs.: Este nível de blindagem presta-se a veículos de maior porte e potência,camionetes e Pick ups, entre outros.

Tecnologia alemã com a utilização de materiais nobres como aço inox (nas colunas, contornos do teto, etc.) a confecção de overlaps (nos vidros, bordas de mantas, parte posterior das maçanetas, etc.) e a impermeabilização total das mantas de aramida, por serem sensíveis á umidade.

O crescimento do mercado de blindagem fez com que a escolha da blindagem ideal de um automóvel se tornasse cada vez mais complicada. A tecnologia aumenta e, na mesma proporção, o nível de violência e agressão aos automóveis blindados, em decorrência do sucateamento da segurança. Com mais de 14 mil carros blindados circulando pelo país, o Brasil já corresponde ao primeiro lugar em blindagem nos níveis II e III-A. Com fornecimento aproximado de mais de 400 veículos por mês, o Brasil superou o México (170 veículos/mês) e a Colômbia (150 veículos/mês) juntos. Pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, realizado em 153 cidades brasileiras, demonstra que a violência é a principal preocupação da população brasileira. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo demonstram que 62% dos sequestros-relâmpago da Capital Paulista ocorrem no trânsito.
A forte demanda do setor e o mercado aquecido abrem oportunidade para empresas sérias e àquelas que se intitulam “blindadoras” (que só pensam em tirar vantagem da situação), deixando de lado o principal objetivo do processo: a proteção. Com aproximadamente 50 empresas de blindagem no mercado, bem como em todo o setor, que cresce muito rapidamente, encontramos empresas que só têm um objetivo: lucrar. Não existe blindagem barata. Existe o melhor custo-benefício em uma negociação. Há ofertas de blindagens com o preço como diferencial. Preços promocionais, blindagens parciais e até venda de “kits” (“compre o seu kit e faça você mesmo a blindagem de seu veículo”) podem ser encontrados em anúncios. Fica difícil para quem não tem conhecimento decidir, na hora de comprar, qual a proteção correta para o veículo. Mas se o objetivo é proteger vidas, a busca do menor preço não pode substituir a busca pela qualidade, por meio do entendimento do processo.

Fonte: Administradores

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*