Normas técnicas da ABNT terão de ser seguidas pelo setor de blindagem

A partir de agora, o setor de blindagens terá de seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Um convênio entre a instituição e a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) estabeleceu a norma ABNT NBR 15000:2005, que atualiza a antiga legislação utilizada pelo setor de blindagem, desde seu surgimento no Brasil. A nova norma classifica as blindagens para impactos balísticos e fixa critérios de avaliação. Além de disso, especifica como deve ser realizadas a fabricação, a rastreabilidade, o acabamento e a embalagem da blindagem, e determina os requisitos de avaliação, os métodos de ensaio e os níveis de aceitação e rejeição das mesmas.

A norma aplica-se tanto às blindagens transparentes (vidros) quanto opacas (lataria). A ABNT NBR 15000:2005 envolve materiais e composições balísticas e suas associações, de acordo com os níveis de proteção, diretamente relacionados à forma, material, ângulo de incidência, energia e área do impacto.

De acordo com o presidente da Abrablin, Franco Giaffone, a antiga norma era baseada em legislação internacional que existe há mais de 20 anos. Segundo ele, as novas especificações são baseadas na realidade local e contemplam calibres que não eram considerados anteriormente.

Fonte: Notícias Automotivas

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*