MT tem apoio contra a lei boliviana sobre os carros roubados

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), recebeu nesta quinta-feira, 10, o apoio político do Legislativo de Mato Grosso do Sul na luta contra a Lei n° 133 do governo boliviano, sancionada em junho deste ano. A lei legaliza carros irregulares que circulam no país vizinho. Na ocasião, decidiram montar uma frente parlamentar interestadual para combater a legalidade de legislação.

Pinheiro lembrou que, segundo dados da Polícia Federal, cerca de 60 carros roubados atravessam a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia para fomentar o tráfico de drogas. Os levantamentos indicam que existe no país vizinho, inclusive, uma espécie de “tabela da cocaína”: um carro popular, vale um quilo de cocaína pura; uma camionete Hilux, que baliza as demais da modalidade, vale de 3 a 4 quilos da droga. Já um caminhão 1620, que baliza o “segmento”, pode ser trocado por até 18 quilos.

Pinheiro disse que a frente parlamentar deverá ser ampliada com a participação dos demais estados que fazem fronteira com a Bolívia. No próximo dia 23, eles deverão seguir para o Estado de Rondônia em busca de apoio dos parlamentares e também do Governo daquele Estado. Posteriormente, deverão fazer o mesmo no Estado do Acre, em agenda ainda a ser definida.

Os deputados de Mato Grosso do Sul entendem que a lei sancionada pelo presidente boliviano, Evo Moralles, dissemina diretamente o tráfico de drogas, a violência e o aumento dos roubos de carro em todo país. Na sessão, Emanuel Pinheiro disse aos colegas daquele Estado que além do prejuízo material o pior dele é o trauma sofrido pelas famílias vitimas das drogas e da violência.

“Apresentamos um requerimento pedindo que o Brasil faça um acordo por escrito com o governo boliviano garantindo que eles não editem mais a lei que legaliza os carros irregulares, já que vem sendo editada desde o ano de 1993 e que o governo brasileiro não seja omisso.”, enfatizou.

À tarde, Pinheiro se encontra com o governador de Mato Grosso do Sul, André Pucinelli.

Fonte: 24horasNews

Publicado na categoria: Sem categoria | Com a tag , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*