Hotel de luxo de Santa Teresa é invandido por bandidos que rendem os funcionários e roubam turistas

RIO – A polícia tem informações de que um dos bandidos que assaltaram o Hotel Santa Teresa, que foi invadido na madrugada desta segunda-feira por quatro homens armados, seria um ex-funcionário do estabelecimento. O hotel, cinco estrelas, fica na Rua Almirante Alexandrino 660. De acordo com o comandante do 5º BPM (Praça da Harmonia), tenente-coronel Edilson de Moraes Filho, os criminosos, que renderam funcionários e roubaram hóspedes, teriam cortado os fios de algumas das câmeras do circuito interno de segurança. No entanto, outras câmeras que não foram danificadas mostram os ladrões pulando o muro, e o carro Celta utilizado por eles para a fuga.

FOTOGALERIA : polícia está no local ouvindo os hóspedes

A análise preliminar das imagens constatou que três bandidos aparecem nas gravações, sendo que um deles usava capacete e outros dois estavam com o rosto coberto. De acordo com o serviço reservado do 5º BPM, um trabalhador do hotel teria reconhecido um dos bandidos pela estatura e pela fisionomia, mesmo ele estando de capuz. A polícia acredita que esse ex-funcionário possa ser do morro Cerro Corá. Já foi dado alerta também nas favelas de Santa Teresa que têm Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) para que os policiais prestem atenção se o Celta utilizado pelos bandidos foi deixado na região.

O Batalhão de Polícia em Áreas Turísticas (Bptur) já havia informado que havia a suspeita do envolvimento de pessoas que conhecem a rotina do hotel já que o roubo aconteceu durante a troca da segurança. .

De acordo com uma testemunha, que preferiu não se identificar, um quinto homem teria ficado numa parte mais alta da rua vigiando a entrada do estabelecimento e passando informações para o grupo.

Após o assalto, a Secretaria de Segurança Pública informou que já está em andamento a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Santa Teresa, que visa a patrulhar as ruas do bairro, uma vez que os PMs das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) só fazem patrulhamento dentro das favelas pacificadas. Essa companhia vai funcionar no local do antigo Hospital Quarto Centenário, que foi cedido pela prefeitura ao governo. O local irá funcionar também como espécie de dormitório para policiais das UPPs da região.

Os criminosos pularam o muro e renderam funcionários por volta das 3h20m. Em seguida, eles invadiram quartos e roubaram os hóspedes. Entre as vítimas estariam turistas estrangeiros. O hotel hospedava representantes da empresa Nike e membros de delegações que participam dos Jogos Mundiais Militares. Não se sabe, porém, se eles foram roubados.

Policiais da Delegacia de Atendimento a Turistas (Deat), no Leblon, foram até o estabelecimento ouvir as vítimas. Os cerca de 15 hóspedes que foram roubados já deixaram o estabelecimento. Não foi informado, no entanto, se eles estão indo embora do Rio ou apenas mudando de hotel. A assessoria de imprensa do hotel disse também que os turistas estavam calmos e que a casa estava com 70% dos quartos ocupados.

Ainda segundo a assessoria, a casa conta com 48 câmeras. Em seu site, o estabelecimento informa que tem uma equipe de segurança profissional 24 horas e que há postos da guarda municipal e da polícia militar a menos de 100 metros do hotel

Presidente da associação brasileira de hotéis no Rio demonstra preocupação
O assalto acendeu um sinal amarelo na rede hoteleira carioca, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes. De acordo com ele, todo o esforço do estado para garantir a segurança no Rio pode sofrer um retrocesso caso esse tipo de episódio volte a ocorrer.

– É preocupante. Além de 2016, o Rock in Rio está próximo e os Jogos Militares estão ocorrendo. A cidade está bombando, e tudo tem como pano de fundo o plano exitoso de segurança implantado pelo governo. Atrás da pacificação, vem todo um investimento, como é o caso deste hotel. Todo o planejamento e o esforço pode sofrer retrocesso, e a imagem pode ficar arranhada por causa desse episódio. Acendeu-se uma luz amarela. Que medidas serão tomadas para evitar novos casos? – questiona Lopes.

O Hotel Santa Teresa foi aberto em setembro de 2008, no casarão tombado da antiga Chácara dos Guimarães, de 1850. Um de seus quartos foi vencedor do prêmio de melhor suíte no Design Awards 2010, da revista “Wallpaper”: um espaço de 160 metros² com sala de estar, varanda, duas áreas de relaxamento e uma banheira. Em janeiro deste ano, a cantora Amy Winehouse ficou hospedada no hotel, transitando entre a enorme suíte, onde pediu que fosse instalada uma academia de ginástica, e a piscina.

Em junho,dois bandidos que seriam de favelas de Santa Teresa assaltaram três turistas estrangeiros no bairro. As vítimas, um canadense, um australiano e um austríaco, moram em Nova York e estavam no Rio fazendo pesquisas para um documentário. Foram roubados uma filmadora, um projetor de cinema, telefones celulares e câmeras fotográficas. De acordo com a delegada titular da Deat, Renata Teixeira, os bandidos estavam numa motoneta e usaram uma faca para ameaçar as vítimas

Fonte: Extra Globo

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*