Exército envia blindado para centro do Rio

O exército enviou um blindado urutu para a Cinelândia, centro do Rio, antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Obama faria um discurso público na Cinelândia na manhã deste domingo, mas a embaixada dos Estados Unidos no Brasil decidiu mudar a fala para o Theatro Municipal, que fica na mesma praça.

No Theatro Municipal, Obama vai falar para um público mais restrito, de apenas cerca de 2.300 pessoas, na parte da tarde no domingo.
Além do blindado do exército, estavam na Cinelândia nesta sexta-feira carros da Polícia Militar e duas Vans da PM de operações com cães. Eles estavam em frente à Biblioteca Nacional, um dos prédios da praça no centro do Rio.

A montagem da estrutura de palco em frente ao Theatro Municipal também começou a ser feita. Houve reconhecimento feito por seguranças no alto de prédios que cercam a Cinelândia e sobrevoo de helicópteros.

O Exército coordenada a operação de segurança que terá mais de 800 homens, entre militares e policiais federais, militares e civis. Quatro blindados urutus serão usados na operação, além de sete helicópteros.

O governo americano não revelou a razão do cancelamento do discurso da Cinelândia. Fontes da Prefeitura do Rio informaram que o motivo da mudança seria a previsão de chuva, mas há suspeitas de que tenha sido por cautela devido a tensão na Líbia.

Até as 11h, representantes do governo americano e brasileiro estavam reunidos no consulado dos Estados Unidos, no centro da capital, para decidir detalhes da programação de visita de Obama ao Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Junto de sua mulher, Michelle, e das filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã de sábado. Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários.

Na noite de sábado, o presidente dos Estados Unidos e sua família seguem para o Rio. Na programação, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars.

O discurso na Cinelândia encerraria sua agenda na cidade. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança.

O acesso à praça onde aconteceria o discurso seria exclusivo para pedestres na altura da rua Santa Luzia e da praça Mahatma Gandhi. Todos os demais acessos estariam fechados. Para ter a entrada autorizada, era necessário apresentar documento de identificação e era proibido levar bolsas ou mochilas.

A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira, rumo ao Chile. Em seu giro pela América Latina, Obama também visitará El Salvador.

Fonte: Jornal Floripa

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*