Em 19 anos índice de roubos de veículos em 2011 pode ter sido o menor

O número de roubos de veículos caiu 3,6% no Estado do Rio em 2011, em comparação com os dados de 2010, chegando ao menor índice desde 1992, quando foi divulgado o primeiro balanço da série histórica. Parte do estudo foi divulgado na segunda-feira pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Os números ainda precisam de confirmação do Instituto de Segurança Pública (ISP). Em 2011, foram registrados 19.311 casos de roubos contra 20.052 em 2010.

Uma das cidades que mais apresentaram queda foi Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde o número de roubos de veículos preocupava a polícia. Segundo a DRFA, em outubro de 2010, por exemplo, foram 115 casos. Em 2011, foram registrados 90 roubos de veículos no mesmo mês. Uma queda de 21,7%. Em dezembro do ano passado foram registrados 84 casos, contra 145 no mesmo período de 2010 – queda de 42%.

Em outubro passado, a DRFA prendeu dois homens que chefiavam uma quadrilha de roubos de veículos que agia no município da Baixada Fluminense. Rodrigo Sabino, de 25 anos, e Leandro do Aragão, de 27 anos, foram detidos em Imbariê após troca de tiros com policiais da DRFA. Foram três meses de investigações até que a delegacia conseguiu 18 mandados de prisão. Até hoje, 11 foram cumpridos.

Alemão pacificado contribui para queda de roubos

O delegado adjunto da DRFA, Alexandre Herdy, também destaca a queda do número de registros de ocorrência na área da 22ªDP (Penha), que abrange o Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro. Em janeiro de 2010, por exemplo, foram registrados 74 casos de roubo. No mesmo intervalo do ano passado, foram feitos 43 registros. Uma queda de 41,8%.

A queda no número de casos é consequência de um conjunto de fatores. Desde a intensificação das investigações até a pacificação de áreas antes conflagradas – explicou o delegado, que comanda as investigações na delegacia.

Outra região que dava dor de cabeça aos investigadores da DRFA era a da 38ªDP (Brás de Pina). Em janeiro de 2010, o número de casos chegou a 52. No mesmo período do ano passado foram 35. Menos 32,6%. Na Região Metropolitana do Rio foram registrados 1.820 casos em janeiro de 2010. Em janeiro de 2011, os dados baixaram para 1.335. Queda de 26,6%.

Outra prisão considerada crucial para a queda dos índices foi a de Marcos Antônio da Glória Fontes Júnior, o Zoio, de 31 anos, em agosto passado. Ele roubava de cinco a dez carros por dia. É também acusado de homicídio.

O assaltante foi preso em Santa Cruz, depois de a polícia ter recebido uma denúncia anônima. Com ele foi apreendida uma pistola. Já na casa do acusado, no Caju, os policiais encontraram mais três pistolas, munição, centenas de cartões bancários, habilitações e identidades, além de dezenas de celulares, cabos dos aparelhos e relógios.

Fonte: Yahoo

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*