A volta do grande guerreiro

Rio – De volta à caserna. A JGMS — Jeep Government & Military Sales —, divisão da Jeep dedicada à fabricação e venda de veículos militares, finalmente apresenta no Brasil o J8. Mostrado esta semana na LAAD 2011 — feira especializada em equipamentos de defesa e segurança —, no Riocentro, o modelo será avaliado pelo Exército.

Lançado em 2009, o Jeep J8 é baseado no civil Wrangler e é oferecido em versões com duas e quatro portas, que podem ser utilizadas como ambulância ou veículos de patrulha e de transporte de soldados ou de carga. Em todas as configurações , o J8 mantém motor turbodiesel 2.8 litros — é capaz de entregar 196 cv de potência máxima —, transmissão automática de cinco velocidades e também tração 4×4.

Com 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,76 m de altura e 2,94 m de entre-eixos, o Jeep J8 tem capacidade de subir rampas com até 60 graus de inclinação, mesmo carregando até 1.600 kg de carga. O ângulo de entrada é de 45 graus e de saída é de 40 graus — o J8 tem capacidade para atravessar trechos alagados de até 76 cm de profundidade.

E para quem pensa que um veículo militar não é sinônimo de conforto, o Jeep J8 conta com alguns itens para tornar a vida a bordo mais agradável. O modelo é equipado com direção hidráulica, bancos de vinil e encosto de cabeça nos bancos da frente, entre outros — ar-condicionado, por sua vez, é opcional. Para a segurança, J8 conta com freios com ABS e airbags frontais. O modelo não é vendido para civis e o preço é de iniciais US$ 40 mil — R$ 70 mil.

Carro pode ter blindagem nível 7

Montado no Egito e em Israel, o Jeep J8 tem sistema de proteção tubular contra capotagem integrado ao chassi. Já a suspensão dianteira conta com molas helicoidais e quatro braços, enquanto que a traseira é por feixes de molas.

Para garantir mais segurança, o J8 pode receber blindagem do nível 7 — suporta até tiros de AK47. Esta blindagem, aliás, é estampada a quente, onde todos os painéis são confeccionados em aço balístico. Isto faz com que seja substituído o corpo original do J8 por uma célula blindada. As portas, por sua vez, são montadas diretamente sobre pilares de aço, sem folgas na montagem.

Fonte: O Dia Online

Publicado na categoria: noticias | Com a tag , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*